6 de set. de 2009

Rede Música Brasil

Durante a Feira de Música de Fortaleza, realizada em agosto, o Grupo de Articulação parlamentar pró musica, junto a representantes do Ministério da Cultura, da Funarte e outras associações, participou da criação da Rede Música Brasil, programa que visa contemplar todas as ações do MinC e da Funarte em relação à música.
“A música brasileira tem importante papel na economia do país. Dados não oficiais estimam que 6% do PIB brasileiro são oriundos do segmento musical. Por isso, precisamos criar um mecanismo que meça de forma concreta esse valor, e a Rede Música Brasil vem para acelerar esses passos. É preciso que existam caminhos para que todos os profissionais ligados à música possam exercer suas funções dignamente”.
Essa manifestação também faz parte de um importante processo de transformação do meio musical brasileiro. Entidades do setor buscam melhorias para o mercado e regulamentação profissional das pessoas que trabalham no ramo. Também alcançaram a aprovação da PEC da Música, que imuniza de impostos os fonogramas e seus suportes, sejam eles físicos ou digitais, de obras e/ou artistas nacionais. Essas e outras iniciativas serão debatidas na 2ª edição da Feira Música Brasil, que acontece entre 9 e 13 de dezembro em Recife.
Além da participação na criação da rede, a iniciativa RE-Cultura também está entre as ações apoiadas pela instituição, assim como as mudanças na regulamentação da carteira de estudante, na nova Lei Rouanet e a busca por modificações nas regras para o transporte aéreo de equipamentos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário