10 de set. de 2009

Mostra Internacional de Música de Olinda

Cerca de 70 mil pessoas compareceram aos cinco dias de concertos, exibições de filmes e oficinas musicais promovidos durante a 6ª edição da Mostra Internacional de Música de Olinda, a Mimo, que este ano abrangeu também igrejas nas cidades de Recife e João Pessoa. Foi a maior edição do evento até agora e teve como homenageado o Maestro Duda, grande nome do frevo pernambucano.
O encerramento da mostra aconteceu na noite de segunda-feira, na Igreja da Sé, cartão-postal de Olinda, com uma apresentação memorável do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal. Acompanhado dos músicos Fábio Pascoal (percussão), Ajurina Zwarg (bateria), Itiberê Zwarg (baixo), Vinicius Dorin (sopro) e André Marques (piano), o "bruxo dos sons" homenageou os ritmos pernambucanos, o maestro Clóvis Ferreira, que estava na plateia, e tocou desde a tradicional sanfona de oito baixos até o piano, além de fazer um surpreendente solo utilizando uma chaleira, ganhando os aplausos entusiasmados do público.
Na manhã de segunda-feira, Hermeto visitou a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, para conhecer o grupo, comandado pelo Maestro Forró e bastante popular na região por dar um ar moderno aos ritmos tradicionais pernambucanos. O encontro rendeu uma composição inédita - batizada de "Pascoal Forró" - e um convite para a Orquestra, que fez uma empolgante participação especial no show do alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário