12 de set. de 2010

A cultura no debate eleitoral ocupa pouco espaço.

Cultura é um tema pouco abordado no debate eleitoral, pois ainda os assuntos que dominam são saúde, educação e segurança. Para Antonio Albino Rubim, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e especialista em políticas públicas culturais, isso ocorre devido a área não ter sido absorvida como algo essencial pelos candidatos e nem pela população.

"Com raras exceções, a Cultura não aparece como prioridade nas campanhas. Isso decorre também da quase ausência de políticas públicas na área", disse o professor. Que ressalta a importância de aprovação dos projetos culturais que estão parados no Congresso Nacional e da regulamentação do Plano Nacional de Cultura e a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que determina um percentual mínimo dos orçamentos nacional, estaduais e municipais a serem investidos em Cultura.

"Além disso, é vital que as políticas para a diversidade cultural sejam desenvolvidas e ampliadas. Isto implica rever radicalmente o sistema de financiamento à Cultura, hoje ainda majoritariamente dependente das leis de incentivo", afirmou.

Os principais candidatos a presidência citam a cultura com propostas de melhorias, ressaltando que Dilma e Marina defendem a reforma da Lei Rouanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário