23 de dez. de 2010

Passos importantes para as políticas culturais.

No encontro realizado em São Paulo com a participação de Alfredo Maney Secretário de Políticas Culturais e o coordenador de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis Hamilton Faria, foram abordados temas e ações fundamentais para o Ministério da Cultura nesses oitos anos, para promover e incentivar a diversidade cultural. Citaram projetos importantes e que foram sancionados com a lei de Financiamento á Cultura, os Planos Municipais de Cultura e Sistema Nacional de Cultura. O balanço encerrou as sessões de diálogos de 2010, com novas perspectivas para o próximo ano. Fonte: Minc.

Procultura tem inscrições prorrogadas.

O implemento do Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra tem o objetivo de dar formação técnica -cultural a jovens negros. Assim como esses outros editais que fazem parte do projeto tiveram inscrições prorrogadas até o dia 10.01.2011. Oficinas foram realizadas para divulgação do edital e Salvador foi uma das cidades contempladas. Hoje o PROCULTURA Projeto de Lei do Ministério da Cultura, concentra seu interesse em recursos para estimular projetos onde os artistas e produtores não precisem mais recorrer aos empresários para serem patrocinados, precisando apenas comprovar que seus projetos estão voltados à cultura dentro dos critérios estabelecidos pela lei. Fonte: Minc.

22 de dez. de 2010

Celebração internacional à cultura negra.

Idealizado e coordenado pelo vice-presidente da assembléia Nacional do Senegal Iba der Thiam, o Festival Mundial de Artes Negras acontece pela terceira vez, terá duração todo o mês de dezembro finalizando dia 31. O encontro é realizado com o propósito de apresentar uma nova África, continente com seus cantos e encantos da sua cultura. Esse evento tem a participação de diversas manifestações artísticas como música, dança, cinema e outros. Além disso, conta com o fórum de intelectuais dos países envolvidos discutindo temas relacionados à Renascença Africana. O Brasil tem a maior delegação confirmada, através de parceria com Ministério da Cultura e Fundação Cultural Palmares.

Fonte: MINC

7 de dez. de 2010

Aprovação de lei para Plano Nacional de Cultura

Promovendo, integrando, gerando ações, formando e qualificando pessoas, são apenas alguns itens da Emenda 48, que vem estabelecer em lei o Plano Nacional de Cultura. Plano que propõe desenvolvimento de políticas culturais que vigorará por dez anos e foi sancionado no último dia 02 deste mês pelo Presidente Lula. A partir de agora os poderes públicos estaduais e municipais já terão a possibilidade de criar seus próprios planos de cultura, mais isso ainda terá uma avaliação antes de ser colocado em prática, pois será necessário criação de regras e revisão de orçamento pelo MINC.

1 de dez. de 2010

Mercosul Cultural.

Na última reunião realizada entre os países do Mercosul Cultural (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai, e Paraguai) e seus respectivos ministros da cultura foram definidas algumas propostas, como por exemplo a criação da Secretaria Técnica e um Fundo Mercosul Cultural. Essa secretaria será de suprema importância, devido à necessidade de ser consolidados e efetivados projetos e programas na área. Em relação ao (FMC) a intenção é promover esses projetos aprovados, mais ainda não tem recursos definidos, porém têm intenção de ser instituído em 2011 e assim identificar como será realizada a distribuição de recursos ente os países.

O Ministro da cultura Juca Ferreira nomeado Pró-tempore por sua vez declara em reunião que: "a cultura é um dos motores do desenvolvimento social e econômico, a partir do reconhecimento de suas dimensões simbólicas, cidadã e econômica. Por isso, buscamos a criação de uma infraestrura para dar andamento aos projetos que estamos discutindo”.

Fonte: Minc.