31 de ago. de 2010

Humoristas entregam a ministro abaixo-assinado contra proibição de piadas com políticos





Um grupo de quatro humoristas irá se reunir nesta terça-feira com o ministro Juca Ferreira (Cultura) para entregar um abaixo-assinado contra a legislação que proíbe programas de humor de fazerem piadas com os candidatos. Os humoristas Danilo Gentilli, Hélio de La Peña, Fabio Porchat e Paulo Carvalho irão discutir com o ministro a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o tema. O abaixo-assinado foi feito no protesto “Humor sem Censura” com cerca de 500 pessoas, que aconteceu no dia 22 deste mês em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto suspendeu essa resolução. (Folha)

A revolução tecnológica e o JB




















última edição impressa do "Jornal do Brasil", um dos mais antigos diários do país, circula nesta terça-feira (31). A partir desta quarta (1º), o jornal terá apenas uma versão on-line. Criado em abril de 1891 pelo escritor Rodolfo Dantas, o "JB" faz parte da história da imprensa brasileira. Por sua redação passaram jornalistas como Jânio de Freitas, Marcos Sá Corrêa e Zózimo Barroso do Amaral, além de escritores que assinavam colunas regulares, a exemplo de Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. O jornal vivia há décadas em crise financeira, com dívidas trabalhistas crescentes e queda na circulação. Atualmente, na gestão do empresário Nelson Tanure, que arrendou o uso da marca por 60 anos, tinha dificuldade para manter seu custo operacional (cerca de R$ 3 milhões por mês) diante da queda na circulação e de um passivo estimado em R$ 100 milhões em dívidas. Em 2008, o "Jornal do Brasil" tinha uma tiragem média de 95 mil exemplares diários. Este ano, caiu para 20 mil.

Gil metamorfose ambulante


















Gilberto Gil, Marcos Palmeira, Marcos Winte, Victor Fasano e Letícia Sabatella participaram de um encontro com a senadora Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República, na noite de ontem, segunda-feira (30), no teatro Leblon, no Rio. Ela elogiou Gilberto Gil: "Gil deu uma grande contribuição quando assumiu o ministério. Quero dar continuidade a estes avanços. Entre eles, esta questão orçamentária da pasta, que ele conseguiu aumentar, mas que ainda está muito aquém daquilo que é o desejado", comentou. Recentemente, Marina recebeu também o apoio de Caetano Veloso, que gravou uma declaração no seu programa eleitoral pedindo aos eleitores que ajudem Marina a chegar ao segundo turno. Preste atenção no que Marina Silva fala na TV e nos jornais. Vamos levar Marina Silva para o segundo turno", diz Caetano.

só falta o Juca.

29 de ago. de 2010

Música com qualidade e valor.

Na ação cultural encontramos uma cadeia produtiva com propriedades especificas que compõe o setor através dos seus agentes e produtos que levam ao desenvolvimento da economia local e social. A atividade musical esta inserida neste meio com os seus benefícios e adversidades, pois o músico convive com a insegurança devido à eventualidade no trabalho, muitas vezes são pouco valorizados pelos contratantes, com remuneração desleal, outros são supervalorizados devido o seu poder de mídia e recursos financeiros, muitas vezes excluindo aqueles que não detém de tal “poder”.

Neste âmbito encontramos músicos, produtores, técnicos, pesquisadores, administradores, patrocinadores que precisam gerar ligações para que o profissional da música seja reconhecido e tenha o seu espaço. Atualmente encontra-se um leque de pessoas com a identificação nesta área, amadores, alguns não se preparam para este mercado e não conhecem a realidade deste meio.

Com isso é banalizado o profissionalismo que é tão importante. É muito positivo para a sociedade pessoas interessadas principalmente crianças e jovens, pois a música dignifica, educa, auxilia no desenvolvimento e preenche um espaço importante da vida de cada um como integrante social, assim como a dança, o teatro, a arte tudo que envolve a cultura , mas isso não quer dizer que todos estão profissionalizados e devam vender um determinado produto/serviço.