23 de set. de 2009

Shows internacionais 02

Franz Ferdinand é esperado no Rio e em SP em 2010
O produtor do Circo Voador, Alexandre Teixeira Rossi, confirma o clima de apreensão:
- Se um show atrai seis mil pessoas em São Paulo, no Rio, serão duas mil. Muitos produtores não se interessam em trazer shows ao Rio porque perdem dinheiro aqui. Só quando a banda insiste em tocar na cidade é que a coisa anda. O Circo não convida bandas de fora. Os produtores que as trazem é que nos oferecem os shows.
" Muitos produtores não se interessam em trazer shows ao Rio porque perdem dinheiro aqui "
Foi naquela tenda que o Franz Ferdinand fez um show histórico em 2006. A banda voltará ao Brasil no fim deste mês, mas para só uma apresentação, em São Paulo, dia 30. O produtor responsável, Renato Byington, da Day1 Entertainment, explica:
- A banda vem ao Brasil num pé e volta em outro. Vem só para uma coletiva de imprensa e para participar do Video Music Brasil. É uma viagem promocional, subsidiada pela Sony, não é para ganhar dinheiro. Mesmo assim, conseguimos encaixar um showzinho, para 1,4 mil pessoas em São Paulo. No próximo ano, o Franz Ferdinand volta ao Brasil no primeiro semestre para quatro shows. Rio e São Paulo estarão no roteiro.
Byington diz que foi sua a iniciativa de levar a banda ao Circo Voador em 2006. Nascido em São Paulo e criado no Rio, ele compara as duas cidades:
- Qualquer produto tem mais consumidores em São Paulo, seja sabonete ou show de música. O perfil do público em São Paulo também é diferente, com mais concentração em nichos. O do Rio é mainstream. Em São Paulo, o pessoal se mata para ver um show do Nine Inch Nails. No Rio, ninguém sabe o que é. Há outros fatores: os ingressos custam mais em São Paulo, porque as pessoas têm mais dinheiro. No Rio, custam menos e ainda há o problema da meia-entrada e o da falsificação de carteiras. Em São Paulo, é mais fácil conseguir patrocínios, porque as empresas acham que atingem um público maior. A grande vantagem do Rio é que toda banda quer tocar aí.

Os cariocas torcem para ser esse o caso do Metallica, que deve atravessar a linha do Equador em janeiro de 2010.

Show internacionais 01

O mercado de shows está seletivo. Não há sucesso para tudo e todos. Alguns shows não vão para o Rio por questões operacionais e de custo-benefício. Hotel, por exemplo, é mais caro no Rio. De modo geral, os custos de produção são iguais ou superiores aos de São Paulo, mas o preço dos ingressos não acompanha isso. O alto índice de meia-entrada no Rio é um fator que pesa nessa conta - admite Verta. - No caso do Il Divo, é a primeira vez que o quarteto vem ao Brasil, e achamos mais prudente fazer show só em São Paulo.

Na capital paulista, uma lei municipal limita a meia-entrada a 30% do total de ingressos. Embora haja registros de vitórias na Justiça de estudantes que processaram casas de shows alegando inconstitucionalidade dessa lei, ela continua a vigorar. Outro motivo de reclamação de produtores, no Rio, é haver menos público.
- Não tem muito público no Rio para rock, e menos ainda para heavy metal. Depois de fazer shows na cidade que ficaram meio vazios, como o do Whitesnake, diminuímos a quantidade deles. Há, no Rio, sempre um terço do total de público de São Paulo num mesmo show - diz Miriam Hinds, que comanda a produtora All Access, responsável por um show da banda Stratovarius em São Paulo e por uma turnê nacional das bandas de thrash metal Kreator e Exodus, que incluirá São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. - No Rio, quantas pessoas iriam ver essas bandas? Umas 800?

A Legião Urbana vai voltar.

A Legião Urbana vai voltar. Ou quase. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, com Toni Platão e outros convidados nos vocais, se apresentarão , domingo, em Brasília. Esse foi o show surpresa, do festival Porão do Rock, que no domingo foi todo dedicado às bandas de Brasília. Com shows da Plebe Rude, Detrito Federal, Móveis Coloniais de Acaju, Maskavo Roots, Little Quail e Escola de Escândalo, entre outras. Ao que parece, o Capital ficou de fora porque Dinho estaria com gripe suína.

Fantasmão assombrado pela carreira Solo

Os empresários da Banda Fantasmão enviaram uma nota oficial confirmando a saída do vocalista. Depois de muita conversa, os empresários Denilson Franclin e Franco Daniele, que administram a carreira da Banda informam que o grupo terão dois novos vocalistas a partir do próximo dia 26 de setembro.
O clima ficou bastante pesado depois da entrevista concedida por Eddye, de forma independente, ao Blog do Marrom no último dia 06 de agosto. De lá pra cá o trio se reuniu inúmeras vezes tentando buscar um denominador comum, mas Eddye já estava determinado a seguir sem a banda.
da multa rescisionária, ele definiu que sairia antes de outubro, afirma Franco Daniele, que completa 'tivemos vários problemas, pois Eddye chegava na hora de viajar para os shows e dizia que não iria'.
A partir do dia 26 de setembro, em show na cidade de Fátima, interior da Bahia, assumem os vocais do Fantasmão os cantores Tierre e Cassinho, que já estavam na antiga formação da banda.
Tierre era backing vocal de Eddye e Cassinho, além de tecladista, também fazia segunda voz. Todos os músicos pediram para sair junto com o antigo vocalista, e foram substituí-dos. Em Salvador, a nova formação da banda estréia no dia 12 de outubro, no Pitu Cola Fest.

13 de set. de 2009

CRISE DA CULTURA

Na coluna metralhadora giratória, abrimos o espaço para o Sidney Zapata do Sindimúsicos Bahia, o rapaz não poupou ninguém.

Já é do conhecimento de todos, que o atual titular da FGM não apresentou seu plano de gestão, para implementar políticas públicas para o setor da cultura na nossa capital. Não resta dúvidas que a referida inoperância da FGM não deva ser atribuída a incapacidade técnica do Sr. Antonio Lins, e sim a prática conhecida por todos, que coloca nos órgãos públicos de cultura, todos aqueles parentes que não se enquadram em outras secretarias. Havendo ainda aqueles intelectuais arrogantes, preguiçosos e excêntricos que buscam firmar-se no cargo público através de projetos elitistas, que distanciam cada vez mais a grande população que permance sem acesso aos bens, elementos e ferramentas públicas destinadas a cultura. Desta forma, deixando a grande massa a mercê da cultura do lixo, a exemplo de: todo enfiado, rala a theca no chão, um tapinha não dói e etc.
Tudo isto resulta imediatamente na ausência de platéia nos acontecimentos culturais, provocando uma cadeia de acontecimentos que tem como conseqüência espetáculos vazios, compainhas quebradas, artistas falidos e a conhecida corrida ao financiamento público.
É sabido que o Sr. Antonio Lins não tem culpa de todos os males, porém a FGM vem sofrendo um processo de descontinuidade no trabalho competente que fora executado pelo Sr. Paulo Costa Lima.
O mesmo trabalhava sem orçamento, mas tinha uma política de apoio a projetos da sociedade civil. Realizava projetos especiais para as diretrizes da fundação em toda cidade,articulou uma emenda para a revitalização do teatro municipal, articulou a criação e a aprovação do fundo e do conselho municipal da cultura, realizou junto as escolas um projeto de formação de platéia, além de ter implementado políticas dentro do sistema nacional de cultura, dentre outras coisas. Hoje não temos nada, só uma grande ausência.

Sidney Zapatta
Músico e consultor



Comcar cria Comissões para Dinamizar o Carnaval

Não se pode falar que o conselho municipal do carnaval não é um conselho atuante, pois o mesmo reúne-se periodicamente, discutindo, deliberando e sustentando as ações mais importantes do carnaval, desta forma, estando sempre no centro das atenções de algumas polêmicas.
No dia 01/09/2009, terça-feira, o Conselho Municipal do Carnaval de Salvador deliberou sobre a criação de diversas comissões que irão nortear o plano de trabalho do carnaval em 2010. O presidente Fernando Boulhosa acredita que a inclusão de diversas entidades da sociedade civil pode contribuir com preposições para a criação de soluções de alguns problemas crônicos de carnaval.

Jucar Baiano.

Programa de Cultura do Trabalhador

Após cinco Sessões Ordinárias no Plenário da Câmara dos Deputados, chegou ao fim o prazo de emendamento ao Projeto de Lei nº 5.798/2009, que institui o Programa de Cultura do Trabahador e cria o Vale-Cultura.
A proposta está sendo analisada, simultaneamente, nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Educação e Cultura (CEC), Finanças e Tributação (CFT) e de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). O PL tramita até o dia 10 de outubro, em regime de urgência.
Durante o período no qual havia possibilidade de sugerir alterações, foi feita apenas uma solicitação de emenda ao PL 5798/2009 - o deputado federal Deley (PSC-RJ) propôs a inclusão de eventos esportivos entre os benefícios do Vale-Cultura.
Desde 18 de agosto, data em que a proposta do Poder Executivo foi apresentada ao Congresso Nacional, foram designados os relatores do PL nas comissões da Câmara dos Deputados: Flavio Dino (PCdoB-MA), na CCJ; Paulo Rubem (PDT-PE), na CEC; Ricardo Barros (PP-PR), na CFT; e Manuela D’Avila (PCdoB-RS), na CTASP.


12 de set. de 2009

Projeto de Orquestras Populares Cariocas

Começou na quarta-feira (09.09) o projeto Orquestras Populares Cariocas, a partir das 21h, no Teatro Rival. A ideia, do produtor Felipe Falcão, é reunir bandas que animam as ruas do Rio e mostrar que elas podem ir além do carnaval, dos sambas e das marchinhas. As orquestras Voadora e do bloco Céu na Terra são as primeiras a se apresentarem.
O roteiro mistura músicas habituais do repertório dos grupos. Vai de sambas, frevos, marchinhas, maxixes, cirandas, maracatus, afoxés, baiões e xaxados, da Orquestra Popular Céu na Terra, a Jimi Hendrix, Tim Maia e Michael Jackson em animadas releituras da Orquestra Voadora.
Duas próximas edições já têm datas reservadas (14.10 e 11.11), faltando confirmar as atrações. Songorocosongo, Quizomba, Macumbia, Funk'n'Lata e Cordão do Boitatá são os mais cotados. No que depender dos objetivos de Felipe Falcão, no entanto, o projeto está apenas começando.

Ingressos para o Oi Fashion Rocks estão à venda com preços entre R$ 800 e R$ 1.400

Já estão à venda os ingressos para o Oi Fashion Rocks, evento que acontecerá no Jockey Club, no dia 24 de outubro. Entre as atrações confirmadas para o evento, estão: a cantora internacional Mariah Carey e os designers Marc Jacobs, Versace, Calvin Klein Collection, Givenchy, Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch, André Lima e Lenny.
A venda será realizada através do site oficial do evento ( www.oifashionrocks.com.br/ingresso ) e na Loja Oi, do Shopping Leblon. Os valores vão de R$ 800 a R$ 1.400. A previsão é de que cerca de 5 mil pessoas passem pelo evento, que terá parte da renda revertida para a Instituição Rio Solidário.


Vanessa da Mata ajusta roteiro, banda e cenário em lançamento de DVD, no Canecão

Show de lançamento de DVD costuma ser aquela coisa: quem já viu em casa, no sofá, já viu tudo. Mas não o que Vanessa da Mata apresenta sexta e no sábado (12.09), no Canecão. Lançando o DVD "Multishow ao vivo", o primeiro de sua carreira, ela preferiu investir em um show um tanto diferente daquele do disco, gravado em novembro passado em Paraty.
Na verdade, a apresentação feita para a gravação do DVD tinha origem em um show anterior. Então, achei que aquele show já tinha dado o suficiente, que precisava de algumas mudanças - explica Vanessa. Para começar, a banda ficou mais enxuta: se no DVD eram oito pessoas no palco, agora são apenas Vanessa e quatro músicos: Gustavo Ruiz (guitarras), Donatinho (teclados), Stephane San Juan (bateria) e Alberto Continentino (baixo).

10 de set. de 2009

STJ Condena Xuxa e Marlene Matos

A apresentadora Xuxa Meneghel, sua então diretora, Marlene Mattos, e a TV Globo perderam mais um round na disputa judicial com a professora primária Virgínia Maria Oliveira. Depois de condenada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a pagar uma indenização de 500 salários mínimos por danos morais à professora juntamente com Marlene e o canal, Xuxa entrou com recurso ao Superior Tribunal de Justiça pedindo a extinção do processo, mas não conseguiu. Os réus ainda podem entrar com recurso ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Segundo nota do site do STJ nesta quarta-feira, a professora primária entrou com o processo acusando o antigo programa da emissora "Xuxa Park" de plágio. Virgínia é autora de brincadeiras infantis devidamente registradas e ofereceu suas obras para a produção do "Xuxa Park", que ficou no ar de 1994 e 2001. A professora reclama que suas ideias foram plagiadas e exibidas no programa sem autorização e pagamento dos direitos autorais.

Mostra Internacional de Música de Olinda

Cerca de 70 mil pessoas compareceram aos cinco dias de concertos, exibições de filmes e oficinas musicais promovidos durante a 6ª edição da Mostra Internacional de Música de Olinda, a Mimo, que este ano abrangeu também igrejas nas cidades de Recife e João Pessoa. Foi a maior edição do evento até agora e teve como homenageado o Maestro Duda, grande nome do frevo pernambucano.
O encerramento da mostra aconteceu na noite de segunda-feira, na Igreja da Sé, cartão-postal de Olinda, com uma apresentação memorável do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal. Acompanhado dos músicos Fábio Pascoal (percussão), Ajurina Zwarg (bateria), Itiberê Zwarg (baixo), Vinicius Dorin (sopro) e André Marques (piano), o "bruxo dos sons" homenageou os ritmos pernambucanos, o maestro Clóvis Ferreira, que estava na plateia, e tocou desde a tradicional sanfona de oito baixos até o piano, além de fazer um surpreendente solo utilizando uma chaleira, ganhando os aplausos entusiasmados do público.
Na manhã de segunda-feira, Hermeto visitou a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, para conhecer o grupo, comandado pelo Maestro Forró e bastante popular na região por dar um ar moderno aos ritmos tradicionais pernambucanos. O encontro rendeu uma composição inédita - batizada de "Pascoal Forró" - e um convite para a Orquestra, que fez uma empolgante participação especial no show do alagoano.

Ministério aprova captação de recursos para projetos culturais

BRASÍLIA - O Ministério da Cultura aprovou a realização de vários projetos culturais para os quais foram autorizadas captações de recursos por meio de doações ou patrocínios, na forma prevista na Lei 8.313, de dezembro de 1991. A portaria está no Diário Oficial da União desta terça-feira.
O prazo de captação dos recursos é o mesmo para todos os projetos - começa hoje e termina em 31 de dezembro. De acordo com a Lei Rouanet, o proponente precisa conseguir pelo menos 20% do montante autorizado para começar a movimentar o dinheiro. Se na prestação de contas ele não tiver conseguido os recursos integralmente, terá de ajustar o projeto ou reduzir custos.
O valor da captação autorizada para o primeiro projeto é de R$ 1.343.730. Os recursos serão destinados à turnê nacional do espetáculo Orfeu da Conceição, escrito por Vinícius de Moraes e musicado por Tom Jobim. O espetáculo é dirigido por Aderbal Freire Filho e dá segmento à montagem e às apresentações que estrearam no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.
Outro projeto aprovado pelo ministério foi o espetáculo de dança contemporânea About Angels, do grupo Gestus, no valor de R$ 285.286. O projeto prevê a produção e a circulação de um espetáculo, com, no mínimo, 15 apresentações gratuitas em cidades do Sul, Sudeste e Nordeste. O terceiro projeto é um instrumental de música erudita para comemorar o aniversário da cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, cuja produção foi calculada e aprovada no valor de R$ 604.890.

8 de set. de 2009

Carlinhos Brown compõe em homenagem a Barack Obama

Carlinhos Brown fez uma participação especial no Brazilian Day de Nova York, neste domingo (6). O cantor roubou a cena durante a entrevista coletiva encerrada há pouco instante num hotel em Nova York.Além de falar do repertório, do prazer de tocar com 40 percussionistas mulheres e participar da Lavagem, ele anunciou a música que fez para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.Eis um trecho da letra: ‘Dá a vassoura para o Obama/ Ele tem cara de zelador/ dá a vassoura pro Doutor”. A informação é do colunista Marrom.


Popstar Beyoncé fará show em Salvador


Está batido o martelo. A popstar Beyoncé vai apresentar sua mais nova turnê mundial no Brasil. E tem mais: a cantora vai passar por Salvador, com local ainda não definido, mas já em análise. Também estão confirmados shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Segundo os empresários, as apresentações no país acontecem entre os 03 e 11 de fevereiro de 2010. Além disso tudo, quem vai abrir os shows de Beyoncé no Brasil será Ivete Sangalo. A empresa da musa do axé, a Caco de Telha Produções, acaba de assinar contrato para produzir localmente o espetáculo de Beyoncé na capital baiana, assim como fez com o Cirque du Soleil.

6 de set. de 2009

Brazilian Day

O evento existe há 25 anos em Nova York, acontecendo sempre na Rua 46, também conhecida como Little Brazil, no domingo que antecede o Dia do Trabalho nos EUA. Atualmente, a festa ocupa 25 quarteirões



SHOWTIME:
1PM (13hrs): Início do show - Víctor & Leo
3pm (15hrs): Marcelo D2, Arlindo Cruz, Alcione
4:45 - 5pm (16:45-17hrs): Hinos nacionais do Brasil e USA
5:15pm (17:15hrs): Elba Ramalho, Carlinhos Brown - Gran Finale

Rede Música Brasil

Durante a Feira de Música de Fortaleza, realizada em agosto, o Grupo de Articulação parlamentar pró musica, junto a representantes do Ministério da Cultura, da Funarte e outras associações, participou da criação da Rede Música Brasil, programa que visa contemplar todas as ações do MinC e da Funarte em relação à música.
“A música brasileira tem importante papel na economia do país. Dados não oficiais estimam que 6% do PIB brasileiro são oriundos do segmento musical. Por isso, precisamos criar um mecanismo que meça de forma concreta esse valor, e a Rede Música Brasil vem para acelerar esses passos. É preciso que existam caminhos para que todos os profissionais ligados à música possam exercer suas funções dignamente”.
Essa manifestação também faz parte de um importante processo de transformação do meio musical brasileiro. Entidades do setor buscam melhorias para o mercado e regulamentação profissional das pessoas que trabalham no ramo. Também alcançaram a aprovação da PEC da Música, que imuniza de impostos os fonogramas e seus suportes, sejam eles físicos ou digitais, de obras e/ou artistas nacionais. Essas e outras iniciativas serão debatidas na 2ª edição da Feira Música Brasil, que acontece entre 9 e 13 de dezembro em Recife.
Além da participação na criação da rede, a iniciativa RE-Cultura também está entre as ações apoiadas pela instituição, assim como as mudanças na regulamentação da carteira de estudante, na nova Lei Rouanet e a busca por modificações nas regras para o transporte aéreo de equipamentos musicais.

Ministro pede alteração no Supersimples


Na última quarta-feira, dia 02 de setembro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para pedir prioridade na votação do Projeto de Lei 468/2009, que altera a forma de tributação dos produtores culturais no chamado Supersimples.
Até dezembro do ano passado, o setor estava enquadrado no Anexo 4 do Estatuto Nacional da Microempresa (Lei Complementar nº 123/2006), em que as alíquotas variam de 4,5% a 16,85% e a contribuição patronal é paga à parte. Coma alteração dada pela Lei Complementar nº 128/2008, os produtores culturais passaram a ser enquadrados no Anexo 5, com alíquotas variando de 17,5% a 22,9% e cota patronal previdenciária.
O ministro Juca Ferreira afirmou que é necessário o retorno à situação tributária anterior: “a permanência quebraria as médias e pequenas empresas”. Esclareceu, ainda, que a mudança tributária não ocorreu intencionalmente e sim “por mero descuido”.
Presente ao encontro, Sandra de Sá também se manifestou favorável à aprovação do PL 468/2009. “O Supersimples é um grande passo, mas é extremamente necessário regulamentar as profissões”, disse a cantora. “Não adianta ter o Supersimples se não pudermos enquadrar todo mundo que está envolvido no processo de produção cultural”, ressaltou ao lembrar que profissões como assistente de palco e iluminador, por exemplo, não são regulamentadas por Lei.
A audiência com o deputado Michel Temer contou com a participação de outra representante da classe artística brasileira, como a atriz Nathalia Timberg, que afirmou que a proposta interessa a todo o meio cultural. “Viemos aqui hoje para lutar pela arte, a intenção é facilitar e não complicar a vida dos artistas e produtores culturais’’.